Saiba mais sobre o tratamento para epilepsia

O Programa Epizero tem como finalidade ajudar a compreender o plano terapêutico, prescrito pelo seu médico assistente e integrá-lo na sua rotina.

Patologia

Patologia

A epilepsia é uma doença neurológica crónica caracterizada por uma predisposição permanente para gerar crises epiléticas devido a uma atividade elétrica anormal no cérebro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (1) e a Liga Internacional Contra a Epilepsia (ILAE) (2), a epilepsia é diagnosticada quando ocorrem: duas ou mais crises não provocadas, separadas por mais de 24 horas ou uma única crise, com alto risco (>60%) de recorrência ou um diagnóstico específico de síndrome epilética.

Uma crise epilética é uma descarga elétrica súbita, excessiva e anormal de neurónios no cérebro. Pode afetar movimentos, sensações, consciência, comportamento ou percepções.

Nem todas as crises envolvem convulsões.

Em Portugal, estima-se que 1 em cada 200 pessoas tenham epilepsia, o que corresponde a cerca de 40 000 a 70 000 pessoas (3).

A incidência anual é estimada em aproximadamente 50 novos casos por 100 000 habitantes por ano (4).

A Epilepsia é uma doença mais frequente em crianças e idosos, sendo ligeiramente mais prevalente nos homens (1,1 a 1,7 vezes mais que em mulheres) (5).

    (1)    Organização Mundial da Saúde (OMS) - https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/epilepsy
    (2)    Liga Internacional Contra a Epilepsia (ILAE) - https://www.ilae.org/
    (3) (4) (5) https://epilepsia8.webnode.pt/epilepsia/epidemiologia/

Programa

Programa

A Angelini implementou um Programa de Apoio a Doentes designado “Epizero”, para ajudá-lo a gerir a sua terapêutica, prescrita pelo seu médico assistente. Este programa é operacionalizado e gerido pela Human Talent.

O Programa Epizero tem como finalidade prestar apoio educacional durante o tratamento prescrito pelo seu Médico assistente.

Após a formalização da adesão, o Programa Epizero disponibiliza os seguintes serviços:

Disponibilização de linha de apoio, 210 967 700 (custo chamada rede fixa), atendida por uma equipa de Profissionais de Saúde nos dias úteis das 8:00 às 19:00, como objetivo de:

         o   Assegurar o esclarecimento de dúvidas,

         o   Notificação e gestão de eventuais eventos adversos ou outra informação de segurança (farmacovigilância),

         o   Gestão de lembretes e alertas,

         o   Agendamento de visitas presenciais e realização de visitas online.

Prestar-lhe apoio no processo de titulação e otimização e na promoção da adesão terapêutica.

Assegurar o ensino aos doentes e seus cuidadores, por forma a promover a conformidade com o plano prescrito pelo seu médico assistente e a sua autonomia a gerir o tratamento.

Apoiar o doente na adoção de boas práticas e estratégias para uma integração eficaz do tratamento nos hábitos de vida diários, promovendo a melhoria da sua qualidade de vida.

Como Aderir?

Como Aderir?

O programa de apoio deverá ser apresentado pelo Médico Assistente que o acompanha e/ou pelo Farmacêutico.

A adesão ao Programa Epizero é totalmente voluntária e gratuita sendo colocados à disposição do doente, após a sua formalização e de acordo com o consentimento que prestar.

Antes de formalizar a sua adesão ao Programa Epizero, é importante que compreenda os seus objetivos e finalidades de tratamento dos seus dados pessoais.

Após a adesão ao Programa Epizero poderá, a todo o tempo, cancelar a sua participação no Programa.

Apoio na Comunidade

Apoio na Comunidade

As associações de doentes existem para o ajudar. Podem prestar informações especializadas e os melhores conselhos para o ajudar a gerir a doença.

Liga portuguesa contra a epilepsia

Site: https://epilepsia.pt